
Eu nada melhor para fazer como sempre e então decidi criar um especial sobre essas Tartarugas que foram geneticamente modificadas e viraram ninjas...O especial é sobre o fenômeno que as Tartarugas causaram e o Legado no Cultura Pop que deixaram.
O Início
No início dos anos 80, Kevin Eastman e Peter Laird eram dois amigos que tinham três coisas em comum: gostavam de desenhar, não conseguiam sobreviver apenas com sua arte e estavam duros! Um dia, bêbados, fizeram uns desenhos muito esquisitos: tartarugas portando nunchakus e outros apetrechos marciais (Rascunhos abaixo).


Gostaram tanto dos desenhos que resolveram fazer um gibi com os personagens. Usando um dinheiro emprestado (pelo tio de um deles), lançaram a HQ (em preto e branco) Teenage Mutant Ninja Turtles, em 1984. A curiosidade já começa pelo título longo, cuja tradução literal para o português seria Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninja (mas que foi batizado apenas de Tartarugas Ninja no Brasil). Cada uma das quatro tartarugas era especialista em um tipo de arma ninja e cada uma tinha uma personalidade diferente, batizada com nomes de pintores renascentistas(!): Leonardo (o líder), Raphael (o esquentadinho); Michelangelo (o brincalhão) e Donatello (o cientista). Os quelônios eram treinados pelo mestre Splinter, um rato mutante.
Mas a grande sacada dos autores foi expandir os personagens para as mais diversas mídias. Primeiramente a Televisão:


Sem dúvida, a primeira série de desenhos das Tartarugas Ninja foi a grande responsável por transformá-las em um fenômeno pop. Abusando do bom humor e alterando algumas características dos personagens (cada um tinha uma máscara de cor diferente para auxiliar na identificação - no gibi todas as máscaras eram vermelhas -, a violência dos quadrinhos foi atenuada e todos tinham um apetite gigante por pizza). No rastro do programa de TV, surge uma enxurrada de produtos, de canecas, roupas e material escolar a games, bonecos e os brinquedos mais variados. O desenho teve 10 temporadas, de 1987 a 1996. Fez tanto sucesso, que deu origem a inúmeros outros desenhos que tentaram fazer o mesmo sucesso, basicamente imitando o desenho (Que até são boas), tais como Street Sharks, Battletoads (Inspirado em um game de sucesso), Biker Mice From Mars (Esquadrão Marte), Stone Protectors, Extreme Dinosaurs (Baseado em um linha de brinquedos), entre outros.
![]() |
Em 1997, as Tartarugas estrelaram uma série de televisão live-action chamada Ninja Turtles: The Next Mutation que segue os eventos dos filmes. Uma quinta tartaruga foi introduzido, uma fêmea chamada "Vênus de Milo", que era hábil nas artes místicas do shinobi. Nessa série Tartarugas Ninja encontram novos vilões. A série foi cancelada após uma temporada e 26 episódios. mesmo.


E a rede de televisão, Nickelodeon adquiriu os direitos das Tartarugas Ninjas e pretende lançar um novo desenho ainda em 2012.
Censura
Após a primeira chegada do TMNT no Reino Unido, Irlanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Polónia, Áustria, Alemanha, e alguns outros países da Europa , o nome foi alterado para "Teenage Mutant HERO Turtles", nos locais de censura políticas considerada a palavra

Filmes de Longa Metragem
Teenage Mutant Ninja Turtles (1990)
Com o sucesso do desenho, em 1990 é produzido o primeiro filme live action com os personagens. Utilizando bonecos da empresa de Jim Henson (criador dos Muppets), o filme teve um sucesso estrondoso, baseando-se mais nos desenhos da TV do que nos quadrinhos. Apesar do sucesso financeiro, o filme recebeu crítica mistas.
II: The Secret of the Ooze (1991)
No ano seguinte é lançada a segunda parte, com humor mais infantil mas com o mesmo sucesso.

III (1993)
Lançada em 1993, a terceira parte tem roteiro um pouco mais ambicioso, ambientado no Japão dos samurais, mas não fez tanto sucesso como os filmes anteriores.

TMNT: O Retorno (2007)
Em 2007 um novo filme dos quelônios é realizado, mas desta vez em forma de animação computadorizada. Um pouco mais fiel aos quadrinhos, não fez tanta bilheteria mas teve uma crítica positiva e fez boa carreira em DVD.

Reboot (2013)

O filme vai ser do tipo Batman Begins; Batman é legal, divertido, as crianças o amam, até que a história foi contada mais realista e mais séria;É isso que vai acontecer com o Reboot das tartarugas.
Games
No auge da Tartarugamania, o arcade das Tartarugas fez um imenso sucesso. Desde então, praticamente todas as plataformas teve mais de uma versão de game das Tartarugas Ninja, do NES e Mega Drive, passando por todos os portáteis (do Game Boy ao PSP) até os consoles de última geração, como PlayStation e Wii.

Com tanto apelo junto às crianças, é claro que os produtos mais populares foram os brinquedos das Tartarugas Ninjas, de jogos a veículos. Mas nada se compara aos action figures. As primeiras (e mais populares) séries foram da Playmates, com muitos acessórios.
Muitas outras versões foram lançadas posteriormente. Destaca-se a série baseada no filme de animação de 2007, bastante fiel ao filme. Desses dai, eu só tenho o do Donatello.



A versão mais animal das Tartarugas é a da NECA, em comemoração aos 25 anos dos personagens. Ricas em detalhes e com o visual dos quadrinhos, cada figura vem com diversos acessórios e armas, além da tartaruguinha que a originou. As bases podem ser encaixadas umas às outras, obtendo um único cenário!
Mesmo apresentando um conceito bizarro (mesmo para os dias de hoje), as Tartarugas Ninjas continuam populares, mais de 26 anos (eu acho) após seu lançamento, gerando milhares de produtos, e ainda continua sendo excelente essas Tartarugas.

Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário